segunda-feira, 29 de junho de 2009

Você Sabia?


Que nos últimos 100 anos, a temperatura média da Terra aumentou cerca de 0,7 Graus Celsius? Se você acha que isso é pouco, é bom saber que esse “pequeno” aumento de temperatura pode levar a drásticas mudanças no clima do planeta.


Que os últimos anos estão entre os mais quentes da história.


Que a camada de gelo no Ártico está cada vez mais fina.


Que o nível do mar subiu mais rapidamente nos últimos anos do que em décadas anteriores.


Que Nos últimos 100 anos, a quantidade de chuvas cresceu bastante em algumas partes no leste do continente americano, no norte da Europa e no norte e centro da Ásia, mas diminuiu no Mediterrâneo, no sul da África e em partes do sul da Ásia.


Que houve aumento da freqüência de furacões mais intensos no Caribe e no Pacífico e de outros desastres naturais, como fortes secas ou tempestade.


Que desde 1978, o espaço ocupado por gelo no oceano ártico vem diminuindo bastante, principalmente durante o verão. As montanhas glaciais e as coberturas de neve têm diminuído tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.


Que mudanças importantes já foram observadas nos ecossistemas do Ártico e da Antártica, como o aumento de lagos glaciais.


Que as alterações nos reinos animal e vegetal estão possivelmente ligadas ao aumento das temperaturas, como o acontecimento prematuro de eventos típicos da primavera.


Que as emissões globais de gases de efeito estufa têm aumentado descontroladamente desde a Revolução Industrial. De 1970 a 2004, esse aumento foi especialmente grande, sendo os principais vilões os setores de energia e de transporte, a indústria e a agricultura.

Aquecimento Global - Nossa Realidade (vídeo)

Vai aí o link de um vídeo interessante sobre o Aquecimento Global em nosso planeta. Vale a pena assistir!! Comentem e digam o que vocês acharam, pessoal!!


http://www.youtube.com/watch?v=Bm0KJeS3miY

Você sabe o que é Aquecimento Global?


Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e há possibilidade da sua continuação durante o corrente século. O fenômeno se manifesta como um problema na temperatura sobre as áreas populadas do Hemisfério Norte, entre Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério Sul é mais estável; embora o aumento do nível médio do mar também o atinge. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este está em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa.



Conseqüências do aquecimento global - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas; Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Clima em Pernambuco


Duas tipologias climáticas dominam o estado de Pernambuco, cada qual em área diversa:

Na Baixada Litorânea (Zona da Mata) predomina o clima tropical com temperaturas chegando a casa dos 24°C; as chuvas nesta região giram em torno dos 1.500mm anuais sendo maior este índice no litoral (2.000mm/ano).

Em outras duas áreas, Agreste - no centro - e Sertão - oeste do estado - ocorre o clima caracterizado como semi-árido quente. As temperaturas mais altas são registradas no sertão (26°C), diminuindo mais para o centro chegando a casa dos 22°C, isto devido as altitudes ali localizadas (planalto da Borborema).

Quanto as chuvas o índice anual supera 2.000mm/ano nesta região. Já no sertão as chuvas são escassas e irregulares, são registrados índices pluviométricos inferiores a 600mm/ano, originando desta forma o fenômeno da seca.

A exemplo de algumas regiões do nordeste, Pernambuco apresenta uma zona de transição climática entre o clima do sertão (seco) e o do litoral mais precisamente na Zona da Mata (úmido).

Olá a Todos!!!!


Em breve estaremos postando notícias, imagens e vídeos sobre o clima em nosso Planeta!! Pra começar, aí vai uma imagem do Furação Dean chegando bem próximo a península do Yucatán, registrada por satélite em 2007.