![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtDkZ4MiLfybGFw45Bet4kV_0oPuQmqkYQeXiZ-d_RoTnnSN-Bb9OZGu28OsbeT7o6ERO-O13y2o32f_Yju35iA6mf-dHhr5kmzT837fZJrJOysAeLRoz5Rad1F7jLxkbxKYgteH7qLnNq/s400/calor-mata%5B1%5D.jpg)
Que nos últimos 100 anos, a temperatura média da Terra aumentou cerca de 0,7 Graus Celsius? Se você acha que isso é pouco, é bom saber que esse “pequeno” aumento de temperatura pode levar a drásticas mudanças no clima do planeta.
Que os últimos anos estão entre os mais quentes da história.
Que a camada de gelo no Ártico está cada vez mais fina.
Que o nível do mar subiu mais rapidamente nos últimos anos do que em décadas anteriores.
Que Nos últimos 100 anos, a quantidade de chuvas cresceu bastante em algumas partes no leste do continente americano, no norte da Europa e no norte e centro da Ásia, mas diminuiu no Mediterrâneo, no sul da África e em partes do sul da Ásia.
Que houve aumento da freqüência de furacões mais intensos no Caribe e no Pacífico e de outros desastres naturais, como fortes secas ou tempestade.
Que desde 1978, o espaço ocupado por gelo no oceano ártico vem diminuindo bastante, principalmente durante o verão. As montanhas glaciais e as coberturas de neve têm diminuído tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.
Que mudanças importantes já foram observadas nos ecossistemas do Ártico e da Antártica, como o aumento de lagos glaciais.
Que as alterações nos reinos animal e vegetal estão possivelmente ligadas ao aumento das temperaturas, como o acontecimento prematuro de eventos típicos da primavera.
Que as emissões globais de gases de efeito estufa têm aumentado descontroladamente desde a Revolução Industrial. De 1970 a 2004, esse aumento foi especialmente grande, sendo os principais vilões os setores de energia e de transporte, a indústria e a agricultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário